quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

"Cafezinho das Cinco" tem história.

Cafezinho tem aroma e sabor de lembranças, ótimas recordações do meu tempo de criança e adolescência.
Fornada de biscoito (minha avó tinha um forno na fazenda que cabia 23 assadeiras), tachada de doce em calda, comidinha feita com carinho no fogão à lenha. Que delícia!
O tempo passou e cozinha e cozinhar ficaram um pouco longe do meu dia-a-dia, mesmo guardando mil receitas, colecionando encartes de revistas e até rótulos de embalagens. Às vezes fazia um bolo ou uma sobremesa, mas não passava disso. Fazia com gosto e adorava o resultado.
Aconteceu que um belo dia esta parte adormecida acordou e comecei a querer arriscar um pouco mais e por a mão na massa, ascender o forno e o fogão.
Temos um sítio e nos finais de semana a comidinha é por minha conta e risco. A idéia é fazer um prato único, eu acho ótima, assim a feijoada caprichada, a muqueca de peixe feita na panela de barro, a torta de frango douradinha, uma massa com molho saboroso ou um risoto quentinho passaram a fazer parte do meu repertório e foram aprovados pela família.
Passei a percorrer os sites de receitas culinárias e agora os blogs, que adoro.
Minha coleção de receitas aumentou e minhas experiências culinárias também. Estou gostando muito desta minha nova fase.
Pensando melhor "fazer quitutes" sempre esteve presente em minha vida. Tudo acontecia na cozinha em volta do fogão ou sentados à mesa. A cozinha era uma verdadeira sala de estar onde todos se reuniam.
Me casei com uma pessoa descendente de italianos, que gosta de dar umas voltinhas na cozinha. Minha sogra, que está no céu, fazia uma massa caseira...
Estou aprendendo a usar os temperos e os ingredientes. Muitos são novidade para mim outros apesar de conhecidos ainda não sei como usá-los.
A comidinha simples e bem feita, sem grandes elaborações é minha preferida. Filha de uma mineira (super cozinheira) e um goiano (bom de garfo) não poderia ser diferente.
A idéia do blog veio depois de visitar vários "foodblogs" e sites de culinária. Fazer parte desta comunidade é para mim estar ligada a várias pessoas que se tornam amigas sem ter a necessidade de se conhecerem pessoalmente. É uma amizade nascida de um gosto comum. Gostar de cozinhar, apenas gostar sem nenhuma preocupação maior.
O nome "Cafezinho das Cinco", nasceu de um momento delicioso na minha vida e que depois de alguns anos se repete diariamente.
Quando adolescente, eu, minha mãe e às vezes minha irmã e amigas, tomávamos um cafezinho no fim da tarde. Minha mãe assava pão de queijo ou outra quitanda deliciosa e sentadas à mesa conversávamos sobre diversos assuntos. Era um momento único onde com carinho e firmeza ela ia nos educando e orientando para a vida. Hoje é meu filho quem prepara o cafezinho das cinco. É o momento de compartilharmos acontecimentos, desejos, sonhos e segredos. Nos fins de semana a nossa mesa recebe os demais membros da família.
Por pensar que família e amigos reunidos em volta da mesa ou na cozinha é sempre um prazer, resolvi dividir com você ou melhor convidar você para fazer parte desta hora especial e aproveitar para trocarmos receitas, idéias e dicas sobre o que for importante naquele instante.
Quero que o "Cafezinho das Cinco" seja um momento feliz sempre que o procurar. Um convite inrecusável associado sempre a boas lembranças, uma deliciosa diversão.
Vamos tomar um cafezinho?

Nenhum comentário: